O RELACIONAMENTO COM OS STAKEHOLDERS

Para a Apple, manter um bom relacionamento com todos os seus stakeholders  como os colaboradores, consumidores, clientes, fornecedores e parceiros ,  é prioridade manter a transparência de seus negócios em todos os países onde possui negócios.

Para os consumidores  a empresa busca produzir os melhores produtos possíveis, mas sempre visando aquele publico fiel que gosta de produtos diferenciados. Pelo menos foi assim ate o ano de 2002, quando se criou o ipod. A partir deste momento com o sucesso de inovações tecnológicas como  tocadores mp3, a Apple passou a buscar a massa em geral como publico alvo.

Respeito, transparência e colaboração são as bases de relacionamento que a Apple mantém com seus clientes. Afinal de contas, é por meio deles que os produtos chegam aos consumidores.

Já o relacionamento com acionistas e o mesmo em quase todas as empresas de tecnologia. Não se paga dividendos, as empresas reinvestem o dinheiro por que produtos ligados a tecnologia se tornam obsoletos rapidamente, e necessitam de serem inovados ou ate reinventado em períodos reduzidos. Já a Apple ira pagar US$2,65 por ação em julho de 2012, fato que pegou a todos investidores de surpresa. Isso não acontecia desde 1995, mas segundo diretores da Apple, a empresa vinha tendo excelentes resultados nos últimos anos e decidiram atender o pedido antigo dos acionistas.

O relacionamento  com seus fornecedores se baseia nas orientações dos Princípios de Compra da Apple. Que visa padrões de qualidade necessários às matérias-primas, além das condutas éticas esperadas dos fornecedores em relação a legislações de países onde estabelece negócios.

About these ads
por iinnovation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s